Marketing de Conteúdo – O caminho do sucesso para sua empresa
Ao começar uma estratégia de Marketing Digital toda empresa irá se deparar em algum momento com o Marketing de Conteúdo. Mas o que é isso?
Marketing de Conteúdo (Content Marketing) é uma estratégia de marketing focada na criação de conteúdo relevante (como artigos, vídeos e posts nas redes sociais), sem promover diretamente a marca e seus produtos ou serviços. Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo tirando dúvidas, orientando com informações confiáveis, claras, sucintas e precisas. Tornando-se assim uma autoridade (Domain Authority) no assunto em seu nicho de atuação.
De forma simples, é um método de marketing que tem como objetivo gerar resultados por meio da publicação de conteúdo relevante para seu público-alvo. Sua finalidade é gerar resultados efetivos – como novos negócios, retenção de clientes, brand awareness (consciência da marca) ou brand equity (Valor de Marca) – e não apenas resultados restritos à comunicação, como audiência e engajamento. É o combustível do Inbound Marketing.
O Marketing de Conteúdo deve seguir irrestritamente o conceito do Google E-A-T e Google YMYL Veja aqui:
O conceito mais difundido é a descrição de Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute (CMI), de Cleveland, EUA: “Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”
O objetivo final do Marketing de Conteúdo é informar cada vez mais o seu público-alvo para que com o tempo ele não só respeite a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.
O Marketing de Conteúdo é um conceito relativamente novo. Somente nos últimos anos com a popularização da internet, consumo de informação digital e as compras online que esse conceito foi surgindo.
E esta ideia é adotada por muitas empresas que buscam alguns benefícios deste tipo de marketing, a saber: aumento das vendas, redução de custos e a fidelização dos clientes.
Marketing de Conteúdo é sobre o cliente, e não sobre a marca
Um artigo da revista Forbes faz a seguinte análise sobre a definição sobre Marketing de Conteúdo: “Conteúdo é a única coisa que realmente se comercializa. É muito mais poderoso quando nossos consumidores contam histórias que nós estamos tentando contar. Portanto, nosso trabalho como profissionais é, na maioria das vezes, garantir que exista uma história a ser contada. Marca, história e ações precisam andar juntas. Caso contrário, o conteúdo terá sido perda de tempo. Conteúdo pode ser o nosso conteúdo, como marca. Ou o conteúdo do consumidor e suas opiniões sobre a marca.”
“Não acho que a maioria das empresas tenha realmente compreendido o que é Marketing de COnteúdo.” – Marcus Sheridan, autor do livro They Ask, You Answer.
“…É essencialmente um conceito muito bom, mas é mal compreendido. Branding é um artefato dos anos 60, 70 e 80, quando a grande mídia de massa — a televisão — dominava tudo. Surgiu a propaganda e o que fizemos foi criar mais do mesmo. Em outras palavras, assistíamos às mesmas coisas que o nosso vizinho. Era uma questão de persuasão. Isso funciona bem quando os clientes não estão muito bem informados. Acontece que hoje, se você pegar seu telefone, for ao Google e buscar por ‘bicicleta’, sabe quantos resultados vão vir? Algo como 40 e 42 milhões.” – Don Schultz, professor da Northwestern Univesrity
Marketing de Conteúdo não é Propaganda
É necessário que a criação de conteúdo para uma empresa deva ser feito por uma empresa acostumada com Jornalismo Digital como a UNOPress. A criação de conteúdo precisa seguir uma estratégia e sua empresa precisa a abraçar a ideia que será um serviço para seus clientes e potenciais clientes. Não pode ser somente uma estratégia fria visando retorno financeiro.
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Muitas empresas não entendem que o Marketing de Conteúdo deve tornar-se um serviço de alta qualidade da empresa. Assim, como uma empresa empenha muito esforço para oferecer atendimento ao cliente de alto padrão, a melhor prestação de serviços, a melhor equipe de vendas e o melhor produto do mercado, é importante também que os mesmos padrões de alta qualidade devam ser aplicados ao Marketing de Conteúdo. Afinal o marketing de conteúdo trará benefícios extraordinários em médio prazo como: reconhecimento da marca, autoridade e confiabilidade, o Google E-A-T.
Este tipo de Marketing deve ser levado muito a sério na sua empresa. Deve ser um serviço com qualidade total e que exigirá toda sua atenção. Porque no final das contas ele será o responsável em tornar sua empresa uma autoridade no mercado sobre um produto ou serviço.
É uma estratégia focada no engajamento do seu público-alvo promovendo o crescimento da sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo que demonstre sua Expertise (Especialidade), Authoritativeness (Autoridade) e Trustworthiness (Confiabilidade) – O Google E-A-T. Com esta estratégia você irá atrair, envolver e gerar valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.
No passado não muito distante éramos obrigados a assistir passivamente aos comerciais de TV e comprar o que era oferecido. Hoje, o público possui mais poder para decidir o que comprar através da internet. Poder para escolher o conteúdo que quer consumir e como responder nos mesmos canais da internet como: depoimentos, testemunhos e reclamações. E, estas opiniões ficam lá para outros lerem e igualmente tomar uma decisão.
Comece hoje mesmo o blog do seu site com artigos de alta qualidade
Mas, por outro lado, as empresas também tem o poder e o conhecimento para produzir exatamente o conteúdo que o seu público deseja.
O bom conteúdo que estará na aba blog do seu site não é para ser focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, informar, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.
O conteúdo que você cria não é apenas útil, mas passa a mensagem certa ao público certo no momento que ele mais precisa! Você supera as expectativas provendo um conteúdo tão incrível que seu público vai querer compartilhá-lo com outras pessoas, de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
Essa é a parte mais interessante! Como você ajudou seu público no momento em que ele precisou de informação, este público passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca. E as pessoas são mais propensas a fazer negócios com marcas que conhecem e gostam do que com marcas desconhecidas.
Fidelizar Clientes é o desafio
Construir público fiel deve ser a prioridade número 1 do Marketing de Conteúdo. Nesse processo, a produção de conteúdo de alta qualidade é o grande combustível. É nesse contexto que o conteúdo educativo se destaca.
Para Joe Pulizzi, quando um novo cadastro chega ao site, o primeiro passo não é contatá-lo comercialmente, como fazem muitas empresas que seguem o modus operandi do inbound marketing.
“O que você deve fazer é observar o tipo de ação que essa pessoa está mais propensa a fazer. Talvez ela queira comprar, mas talvez ela queira passar mais tempo apenas desfrutando o conteúdo. E sabe qual é o problema? É que as empresas avançam muito rápido para as vendas. Do tipo: ‘fizemos este blog há 3 meses, agora vamos vender, vender e vender”. – Joe Pulizzi
A empresa nem sequer chegou ao ponto de formar um público fiel. Leva meses ou mesmo anos para o resultado aparecer. Nenhuma empresa constrói um público fiel da noite para o dia. O Marketing de Conteúdo leva tempo para dar resultado. Muitas fracassam porque apressam o processo antes de construírem um público fiel.”
Onde formar o público fiel?
Há uma discussão em Marketing de Conteúdo se este deve se concentrar no site da empresa ou nas redes sociais. No livro Brandscaping, o autor, Andrew Davis, faz um paralelo interessante sobre essa questão. Ele fez um paralelo com o universo de Ptolomeu: “Ele se baseou na suposição de que a Terra estava no centro do universo. Quinze anos atrás, todos tratavam a web da mesma forma como Ptolomeu via o universo astronômico: o site era o centro do mundo da web. Construíam-se sites criados que pretendiam reunir todas as informações imagináveis. Esperava-se que os clientes visitassem o endereço web e encontrassem exatamente o que buscavam.
Galileu, por sua vez, começou a apoiar um novo modelo do universo, em que o Sol ficava no centro. O mundo da web de hoje é muito mais o de Galileu do que o de Ptolomeu. A pesquisa está no centro do universo da web. Portanto, o site não é o centro do universo de ninguém. Portanto, use tanto o site como as redes sociais como canais de Marketing de Conteúdo.
Fazer conteúdo não basta
Existe uma diferença entre simplesmente fazer conteúdo e praticar marketing de conteúdo. Segundo o livro Epic Content Marketing, conteúdo é apenas conteúdo. Se o conteúdo for criado com a finalidade de mudar o comportamento dos clientes e prospectar, daí então é chamado de Marketing de Conteúdo.
Isso significa que, neste contexto, o conteúdo deve ser visto como um ativo. Assim como uma casa ou um investimento em ações, um ativo é uma compra cujo valor pode aumentar ao longo do tempo. Tradicionalmente, os gastos com marketing foram vistos como despesas. Marketing de Conteúdo, ao contrário disso, precisa ser visto como investimento. Quando se investe num vídeo, post, esses itens de conteúdo criam valor de duas maneiras significativas:
O conteúdo é usado durante um longo período de tempo, como um livro numa biblioteca. Ele pode ser utilizado muitas vezes.
O Marketing de Conteúdo é estruturado para sobreviver à disputa cada vez mais acirrada pela atenção do público.
Marketing de Conteúdo não se baseia em campanhas
Quando adota esta estratégia, uma empresa — não importa o seu tamanho nem segmento — passa a se comportar como se fosse uma empresa de mídia, tal qual a Globo, Estadão, Folha de São Paulo, BBC, New York Times, CNN ou qualquer outra. Por isso, adotam uma característica primária de empresas de mídia: produzir conteúdo contínuo.
Portanto, não seria exagerado afirmar que fazer campanha é o antônimo de Marketing de Conteúdo. Todos os canais de comunicação de sites de notícias são contínuos. Eles vivem da atenção do público — e você deveria fazer o mesmo.
Empresas que efetivamente praticam Marketing de Conteúdo produzem conteúdo continuamente, como mostram os muitos exemplos e cases. Campanhas, por sua vez, têm prazo de validade.
“Um dos pilares do Marketing de Conteúdo diz respeito à consistência. Se nos vemos como empresas de mídia, temos de ter certeza que a mensagem que produzimos é consistente. Queremos ser líderes de formação de opinião para nossos consumidores. Para fazer isso, é necessário produzirmos conteúdo com regularidade.
Uma redação de jornalismo é composta por : Jornalista, Redator, Editor e Pauteiro e no final de tudo checar a fonte!
Não vejo Marketing de Conteúdo como campanha, pois campanha remete imediatamente a uma data de encerramento. E, se há uma data de encerramento, não há como aplicá-lo.” – do Joe Pulizzi.
Marketing de Conteúdo para empresas de qualquer tamanho
O Marketing de Conteúdo é útil para qualquer tipo de empresa. O autor e consultor dinamarquês Joakim Ditlev, experiente em atendimento a pequenas empresas, faz a seguinte recomendação:
“Diferenças culturais dependem muito da empresa e da forma como trabalham. Normalmente, não sugiro a estratégia como a etapa número 1, especialmente se a empresa não estiver acostumada a usar Marketing de Conteúdo. Você precisa pôr a mão na massa e tentar uma tática específica. Precisa ver o que funciona para você. Como você pode ser útil de alguma forma para os seus clientes? Uma vez que você tenta, você descobre como trabalhar, como são os processos internos e quais tópicos abordar.
Aí, então, você pode desenvolver a sua estratégia. A estratégia é importante, mas não é a coisa mais importante para entender o que é Marketing de Conteúdo e como praticá-lo. Você precisa pôr a mão na massa e ter uma espécie de programa piloto. Assim, você começa e a empresa entende o valor de se criar Marketing de Conteúdo ” – Joakim Ditlev.
A UNOPress é reúne uma equipe campeã e pode criar a linha do tempo adequada para produção de conteúdo de acordo com o tamanho e realidade da sua empresa.
Diferença entre Marketing de Conteúdo e para o Marketing Tradicional
As diferença segundo o Epic Content Marketing, as seguintes:
– Marketing de Conteúdo é sobre o cliente, e não sobre a marca.
– Atrai clientes com conteúdo relevante em vez de investidas padronizadas.
– É uma conversa bidirecional em vez de um monólogo (comentários abaixo dos posts, ou likes no instagram, Facebook).
– É mais dinâmico e mais fácil de mudar.
– Envolve menos risco.
– Tem uma vida útil muito maior.
– É mais fácil de medir.
– Maximiza um dos seus ativos mais importantes: o boca a boca.
– É praticado tanto antes quanto depois da venda.
Estratégia de Marketing de Conteúdo
A estratégia de Marketing de Conteúdo deve ter cinco etapas:
– Planejamento: nesta primeira etapa, o plano deve deixar claro quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas e como elas atingirão as metas;
– Elaboração da persona: a partir do momento em que você desenvolve a persona, a criação dos conteúdos passa a fazer sentido uma vez que você sabe a quem direcioná-los;
– Criação de conteúdo: os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos, desde que sejam pertinentes ao seu público (por exemplo: blog posts, ebook, email, vídeo, etc);
– Distribuição: além de produzir os conteúdos, é necessário promovê-los nos canais em que a persona se encontra como redes sociais e listas de email;
– Medição dos resultados: para ter certeza de que as ações estão funcionando, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
Pesquisas recentes apontam que 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes e 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adotá-la em breve. De acordo com estes números a maioria absoluta das empresas do Brasil já viu os benefícios dessa metodologia.
Mas por que mais e mais empresas apostam nesta estratégia? As razões são várias e muito atraentes para o seu negócio! Além de gerar valor para sua persona, o Marketing de Conteúdo:
Aumenta o tráfego do seu site
Pesquisas apontam também que 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar. Ou seja, o blog do seu site é a porta de entrada principal para novos clientes e o Google é o caminho até ele.
Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público, e deixar essa porta convidativa para que ele entre.
Empresas que utilizam Marketing de Conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites. E, se você produz mais de 13 conteúdos por mês, esse número sobe para 4,2 vezes!
Promove o Brand Awareness (Reconhecimento da Marca)
A produção de conteúdo contribui para que mais pessoas reconheçam sua marca e conheçam os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece. Isto porque as pessoas costumam comprar marcas que lhes são familiares e que lhes agradam.
Um leitor assíduo de seu blog, por exemplo, vai preferir a sua marca quando precisar comprar um produto ou serviço. Afinal de contas, ele já te conhece e você o ajudou de alguma forma com seu conteúdo.
Aumenta o engajamento com a marca
Enquanto o brand awareness (Reconhecimento da Marca) aumenta a quantidade de pessoas que conhecem e possuem uma percepção positiva de sua marca, o engajamento busca construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva.
Produzindo conteúdo de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com sua marca, criando esse engajamento. O resultado será notado em recomendações, compartilhamento e depoimentos positivos.
Didaticamente fala sobre seu produto
Muitas vezes, seu público-alvo não tem a compreensão clara do seu mercado, para que servem os produtos oferecidos pela sua empresa etc. Por isso, é muito importante que produza mais e mais conteúdo que responde às dúvidas dos clientes e os ensina tudo que precisam saber para tomar a decisão nas suas compras.
Se o seu conteúdo for realmente de qualidade, você vai quebrar objeções e aumentar a satisfação dos clientes, pois eles chegarão à compra com consciência total do seu produto e como utilizá-lo.
Resultado em Vendas
O objetivo final do processo de Marketing de Conteúdo é gerar vendas. Nesse caso, significa focar sua produção de conteúdo para guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão.
Impulsiona a geração de Leads
Os anúncios nas redes sociais e no Google trazem visitas para o site. Mas sem informações sobre estas visitas como: email, fone, etc. Assim, não será possível enviar o conteúdo certo para transformá-las em oportunidades e colocá-las em contato com um vendedor.
É por isso que gerar leads é o objetivo principal de 64,7% das empresas no Brasil! E algumas delas já estão conseguindo 3,2 vezes mais leads fazendo Marketing de Conteúdo.
Fidelização de Clientes
O mercado sabe que é mais barato vender de novo para um cliente do que trazer um novo cliente. Então, usar uma estratégia de conteúdo com esse objetivo é uma boa jogada porque mantém o cliente engajado com a sua empresa.
Você pode usar vários tipos de conteúdos no pós-venda, como newsletters exclusivas para clientes, para oferecer novos produtos ou descontos em sua loja.
Reduz o Custo de Aquisição de Clientes(CAC)
O CAC, Custo de Aquisição de Clientes, é uma métrica que aponta o valor que você investe nas áreas de Marketing e Vendas para conseguir um novo cliente. O Marketing de Conteúdo depois de um tempo reduz o investimento em propaganda online
A maioria das empresas ainda mantém um grande time comercial focado em prospecção e investe muito dinheiro em mídias pagas para conseguir novos clientes. Claro que dá resultado! Mas também resulta em um CAC alto.
Com uma estratégia de Marketing de Conteúdo, o CAC é reduzido com o tempo, através de materiais que acabam com as dúvidas dos clientes na hora de decidir a compra e oferece ao seu time de vendas conteúdos que ajudam no processo de vendas. Assim não somente informa o cliente como treina sua equipe de Vendas, melhora a conversão das suas leads e constrói autoridade no mercado.