O que é Google E-A-T e YMYL – Como usar para impulsionar o SEO
O que é Google E-A-T e YMYL? Rankear um site somente através do SEO e investir o mínimo possível em publicidade online está cada vez mais difícil. É preciso que seu site possua conteúdo de alta qualidade. Motores de busca como o Google, por exemplo, sabem identificar estes conteúdos. Mas afinal, o que é que isso?
Este artigo tem a finalidade de ajudar a entender a importância de alguns tópicos no Guia de Diretrizes do Google, que teve sua última atualização em 5 de Dezembro de 2019. Daqui em diante para facilitar a compreensão, vamos chamar apenas de Google E-A-T.
Atualmente na Internet os usuários querem muito a confiabilidade das informações que consomem – sejam essas informações de jornalistas, escritores, políticos, loja online ou site institucional.
Em uma era em que a desinformação e fake news correm soltas pelo mundo e uma notícia que antes era tida certamente como confiável, agora é questionada, as pessoas querem ter certeza que um conteúdo é verdadeiro – até mesmo se possível através de provas – e que as informações sejam apresentadas de uma fonte confiável. E os motores de busca tem meios identificar estes conteúdos.
Não é mais suficiente fazer a engenharia reversa dos algoritmos do Google para garantir a melhor classificação (rankeamento) nos resultados de pesquisa. O Google agora busca em cada conteúdo, através de um conjunto complexo de indicadores que sinalizam o E-A-T, que quer dizer: Expertise (Especialidade), Authoritativeness (Autoridade) e Trustworthiness (Confiabilidade) em cada página do seu site.
Não basta somente palavras-chave, densidade de palavra e meta descrição para rankear um site
O que é o Google E-A-T realmente?
São diretrizes do Google levadas em conta para classificar (rankear – classificar) uma página.
O Google quer recompensar os sites que produzem conteúdo de alta qualidade, para que eles estejam nos resultados das pesquisa para perguntas relevantes. O mecanismo de pesquisa também deseja garantir que os sites que publicam conteúdo de baixa qualidade tenham menos visibilidade.
Nas Diretrizes Gerais do Google notamos cada vez mais que: “Conteúdo de alta qualidade é um conteúdo especializado e focado no usuário”. Por isso, nestas diretrizes gerais existe a classificação Google E-A-T, que como já vimos e não custa nada repetir, são as inicias de : Expertise (Especialidade), Authoritativeness (Autoridade) e Trustworthiness (Confiabilidade). Quando pensamos em uma página com conteúdo de alta qualidade, ela deve ter esses 3 pilares.
Especialidade (Perícia)
É essencial ser especialista no segmento onde atua. E isso pode ser adquirido com o tempo, com a experiência e vivência.
Aprendemos sobre um assunto de diversas formas, através de pessoas e de experiências vividas e assim vamos aumentando nosso repertório. Isso faz com que tenhamos conhecimentos diversos de um mesmo assunto, podendo abordá-lo de diversas formas. Além do mais, segundo o Guia, a especialidade se resume na “experiência cotidiana”.
O que significa que pessoas com experiências de vida, e que são relevantes no contexto onde atuam, para o Google, são consideradas especialistas. Páginas e sites de alta qualidade precisam de experiência suficiente para serem confiáveis. E demonstrar sua experiência através do seu conteúdo, é especialmente importante em certos nichos (por exemplo, jurídico, financeiro, médico, moda, etc.).
O Google deseja que o conteúdo desses sites seja orientado por especialistas no assunto – pessoas que possuem o conhecimento e a compreensão necessários na área para falar profundamente sobre um tópico específico.
Veja como o Google explica o conceito de o que é Google E-A-T nas Diretrizes do avaliador de qualidade de pesquisa:
“Alguns tópicos requerem conhecimentos menos formais. Muitas pessoas escrevem análises úteis e extremamente detalhadas de produtos ou restaurantes. Muitas pessoas compartilham dicas e experiências de vida em fóruns, blogs, etc. Essas pessoas comuns podem ser consideradas especialistas em tópicos em que têm experiência de vida”.
O padrão de experiência depende do tópico da página
Um site que trata de marketing, possui conteúdos detalhados e uma tendência de ser especialista no assunto e isto se aplica em todos os nichos. No caso de uma boutique de roupas, por exemplo:
Se o site produz conteúdo sobre moda, estuda diversos tipos de tecidos, faz pesquisas com diferentes consumidores, enquetes e conteúdos verdadeiros, possui uma tendência de ser especialista no assunto.
Mas não é apenas esta métrica que vai fazer com que os conteúdos possuam as diretrizes do Google E-A-T.
Vejamos também a autoridade. E também, como podemos colocar em prática em uma criação de uma página.
Autoridade
Quando pensamos na experiência do usuário, é a mesma situação. Quando um usuário está navegando em uma página, ele está investindo o seu tempo, e tempo é dinheiro. Portanto, quando uma página não é projetada para beneficiar o usuário, e não é possível encontrar as diretrizes do Google EAT e YMYL (Your Money or Your Life) ela é considerada de baixa qualidade. Veremos o conceito Google YMYL
Um conteúdo pode ser perigoso! É que um conteúdo pode apresentar informações imprecisas, enganosas ou mentirosas, afetando a experiência do usuário de forma negativa e podendo afetar a integridade, felicidade, segurança, estabilidade ou até mesmo sua saúde. O Google leva muito a sério suas diretrizes, afinal é o seu produto.
Quando o Google fala sobre autoridade, está querendo dizer reputação. Quanto mais forte for sua reputação como fonte de conhecimento confiável, maior será sua autoridade.
Torne seu conteúdo confiável, útil e digno de um link (Link Building)
Outro elemento que indica autoridade em sua página da web é a capacidade de tornar-se um link recomendável. Links continuam a ser um fator de classificação de rankeamento superior. Isso não é segredo.
Durante anos, ouvimos links em comparação com votos, onde quanto mais votos você obtém, mais autoridade (ou popular) você é.
É difícil fazer as pessoas votarem em você se elas não sabem seu nome, certo? O mesmo se aplica a “votos” para o conteúdo do seu site.
Onde especialidade é ter habilidades ou conhecimentos específicos, autoridade é o que acontece quando outras pessoas (dentro e fora de sua indústria) reconhecem essa especialização.
Esse reconhecimento pode vir na forma de links, menções, compartilhamentos, likes, avaliações ou qualquer outro tipo de citação.
Parece que autoridade é como sua reputação online, certo?
Sim, isso porque de certa forma, é a melhor maneira de construir essa autoridade online. De forma prática e com uma linguagem direta, entende-se que conteúdo baseados nas diretrizes do Google EAT e Google YMYL (daqui em adiante e que iremos chamar apenas de Google YMYL) trazem resultados positivos para a experiência do usuário e para as classificações orgânicas (SEO).
Primeiro, é preciso entender o que autoridade significa, de acordo com o guia de diretrizes, é algo ou alguém que é geralmente reconhecido. Ou seja, se a boutique de moda pretende ser uma autoridade no segmento que atua, é preciso que o mercado reconheça isso. Portanto, não é apenas ser especialista, é preciso ser reconhecido como um dos líderes do segmento. Exemplo:
Quando você está buscando uma informação médica, em qual fonte você busca? Lembre-se, o exemplo da informação médica é justamente para você pensar: “Informação médica é uma informação delicada, não posso ler em qualquer lugar”.
É justamente isso. As páginas, precisam ser uma fonte de informação, que além de possuir especialidade e autoridade, é preciso que gere confiança. Daí vem o ponto: Confiabilidade.
Confiabilidade
Ser uma fonte que é especialista, que é reconhecida como autoridade e que possui confiança, não é uma tarefa fácil, mas também, não é impossível. Em outras palavras, basta honestidade.
Para que os usuários possam confiar, é necessário que seja disponibilizado informações verdadeiras, honestas, concisas e precisas, e isso requer um trabalho de consistência, credibilidade e engajamento, para que no final gere confiança.
Você deseja que as pessoas confiem em sua marca ou empresa e estejam dispostas a endossar ou comprar de você?
Como no “mundo real”, você tem que trabalhar com uma empresa de produção de Marketing de Conteúdo como a UNOPress. A UNO vai lhe ajudar a ganhar a confiança dos usuários da Internet e dos mecanismos de pesquisa.
As pessoas precisam sentir que podem confiar em todas as informações que encontram no seu site.
A escada da confiança é uma metodologia de Product Market Fit, é quando o mercado tem afinidade com o produto, e para que possa chegar na afinidade, é necessário desenvolver ações, como se fosse uma escadinha, uma etapa de cada vez, até que seja completado o OKR (Objectives and Key Results).
Agora que entendemos a importância do Google EAT, podemos seguir em frente e entender outras importantes diretrizes mencionadas no Guia de Diretrizes do Google.
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O que é Google YMYL?
Toda página, conteúdo ou informação precisa ter o objetivo de beneficiar o usuário
Existe uma frase no Guia de Diretrizes do Google que é muito interessante: “Conteúdo de alta qualidade é um conteúdo especializado e focado na necessidade da busca do usuário”. Neste conceito, o Google explica a importância da diretriz YMYL.
Google YMYL é sigla de “Your Money or Your Life”: que em português significa: “Seu dinheiro ou sua vida.” E o que esta diretriz quer dizer? Um exemplo bastante prático, trata do nosso ambiente de trabalho, onde nossas horas, são contabilizadas e cada tarefa possui um valor financeiro.
Isso é particularmente importante no conteúdo do Google YMYL (Your Time or Your Money), assim chamado pelas sérias implicações que pode ter no sustento de um usuário. Aconselhamento médico, recomendações de ações e hipotecas ou qualquer conteúdo sobre investimento em moda, imóveis, óculos e viagens são apenas alguns exemplos de tópicos Google YMYL.
Os sites que vendem produtos ou fornecem serviços e informações que podem afetar a felicidade, a saúde, a estabilidade financeira ou a segurança dos usuários são categorizados pelo Google como YMYL – que significa “Seu dinheiro ou sua vida”.
John Mueller do Google compartilhou alguns insights sobre a importância do Google E-A-T para sites Google YMYL em março de 2021, no hangout de SEO da Central de Pesquisa do Google.
“Não acho que haja uma abordagem simples para isso. E acho que, especialmente quando se trata de conteúdo médico, acho muito importante que nossos algoritmos sejam muito exigentes com relação ao que mostramos. Então, eu examinaria as diretrizes do avaliador de qualidade e realmente pensaria em como seu site pode ser percebido pelos avaliadores de qualidade“.
“Os avaliadores de qualidade não fazem os algoritmos, mas eles nos fornecem muitos insights sobre o que podemos fazer em nossos algoritmos. Então, eu recomendo fortemente que você faça isso. E eu acho que é especialmente, quando se trata desse tipo de site, é menos sobre táticas e realmente mais sobre como ter certeza de que é realmente um negócio legítimo e que é apoiado por fontes confiáveis e adequadas.”
“Portanto, não apenas conteúdo de alta qualidade mas todas essas coisas. Mas, na verdade, certificando-se de que o conteúdo foi orientado por profissionais médicos que são legítimos em seu campo.”
O resultado final quando se trata de YMYL é simples: certifique-se de que qualquer conteúdo em seu site ajudará, e não prejudicará, as pessoas que o consomem.
Faça seus usuários se sentirem seguros.
Cuide muito bem de seus usuários, e o Google deve cuidar muito de você.
Por que o E-A-T é tão importante para o seu SEO?
O Google nos diz para criar um ótimo conteúdo. E ótimo conteúdo é o que aparece no topo dos resultados de pesquisa do próprio Google.
Portanto, de alguma forma, o Google considera os pilares E-A-T ao exibir resultados de uma pesquisa, então você também deve fazer isso.
Esteja ciente de que o E-A-T se aplica a todos os tipos de sites, mesmo aqueles relacionados a fofoca, moda, humor, ecommerce, fóruns e perguntas e respostas, ou seja, o E-A-T se aplica ao seu site.
Consequentemente, sua principal prioridade deve ser a criação de conteúdo que seu público-alvo deseja ou precisa – conteúdo que ofereça verdadeiro valor. A criação dessas páginas para o seu site deve ajudá-lo a ter um melhor desempenho nos resultados de pesquisa do Google.
E, sim, é muito mais fácil falar do que fazer. Primeiro, você deve ter um entendimento claro do que o Google entende por “conteúdo de alta qualidade”.
O que é conteúdo de alta qualidade?
Qualquer conteúdo que você criar deve ter um propósito. Seu conteúdo deve beneficiar seus clientes, clientes, usuários ou leitores.
Traços comuns de páginas de alta qualidade
De acordo com as Diretrizes do avaliador de qualidade de pesquisa, páginas de alta qualidade são aquelas que têm:
Altos níveis de especialização, autoridade e confiabilidade (E-A-T).
Uma quantidade satisfatória de conteúdo de alta qualidade, incluindo um título descritivo ou útil.
Informações satisfatórias do site e informações sobre quem é responsável pelo site (para páginas de compras ou que permitem transações financeiras, isso inclui informações satisfatórias de atendimento ao cliente).
Uma reputação positiva como site responsável pelo conteúdo principal da página.
Uma reputação positiva para o criador do conteúdo principal, se diferente da do site.
As páginas de qualidade mais alta (incluindo páginas YMYL) terão um nível extremamente alto de E-A-T, de acordo com as diretrizes do Google.
O que é conteúdo de baixa qualidade?
Conteúdo de baixa qualidade é, como se espera, é o oposto exato de conteúdo de alta qualidade.
Como o Google coloca:
“Sites ou páginas sem algum tipo de finalidade benéfica, incluindo páginas que são criadas sem nenhuma tentativa de ajudar os usuários, ou páginas que potencialmente espalham ódio, causam danos ou desinformam ou enganam os usuários, devem receber a classificação mais baixa.”
Se o conteúdo de alta qualidade ajuda o seu site a ter uma classificação mais elevada, isso logicamente indica que as páginas de baixa qualidade podem prejudicar a sua classificação no Google.
Se o seu conteúdo for impreciso, não tiver propósito ou incluir elementos que prejudicam a experiência do usuário, é improvável que o Google coloque seu site em destaque nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).
Traços comuns de uma página de baixa qualidade
Aqui estão as características de uma página de baixa qualidade, de acordo com as diretrizes do Google:
A página tem um nível inadequado de especialização, autoridade e confiabilidade (E-A-T).
A qualidade do conteúdo principal (Marketing de Conteúdo) é baixa.
Há uma quantidade insatisfatória de Marketing de Conteúdo para o propósito da página.
O título do conteúdo é exagerado ou chocante.
Anúncios ou conteúdo secundário distraem do conteúdo.
Há uma quantidade insatisfatória de informações do site ou informações sobre o editor para o propósito da página (não há um bom motivo para o anonimato).
O site ou o criador do MC tem uma reputação ligeiramente negativa com base em uma extensa pesquisa de reputação.
Resumindo, E-A-T baixo significa conteúdo ruim. Conteúdo ruim significa SEO ruim, e SEO ruim significa que você está perdendo tráfego e conversões valiosas devido às classificações baixas.
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Como melhorar o E-A-T do seu site
Esperançosamente, você agora entende o conceito E-A-T e por que ele é importante.
Então, como você pode ter certeza de que o conteúdo do seu site é de alta qualidade e também impulsionar seus esforços de SEO na página?
Aqui estão algumas práticas recomendadas a serem seguidas ao criar um novo conteúdo.
1. Contrate uma Assessoria de Imprensa Digital
Pense na última vez que você acessou um blog onde algum conteúdo foi publicado por “Admin” ou algum cara aleatório sem sobrenome. Você confiou naquele site? O conteúdo foi informativo?
As diretrizes do Google aconselham a criação de artigos com “profissionalismo jornalístico”. Então, o melhor caminho é contratar uma Assessoria de Imprensa especializada em Marketing de Conteúdo. Nos fazemos este serviço.
Parte desse profissionalismo significa que cada conteúdo que você publica deve ter o nome do escritor e a fonte. A fonte de informações pode ser alguém dentro da sua empresa que é especialista no assunto publicado.
Idealmente, você deve destacar os detalhes de cada pessoa (autor e fonte) que cria conteúdo para você – sejam postagens de blogs, artigos ou páginas de perguntas e respostas.
2. Faça suas informações de contato fáceis de encontrar
Quando os visitantes chegam às suas páginas de destino, é fácil encontrar suas informações de contato?
Eles podem determinar rapidamente como obter suporte ao cliente?
Lembre-se de que o E-A-T avalia seu site como um todo. A solução mais fácil é certificar-se de criar um link para sua página Sobre nós e Fale conosco em sua navegação principal ou de rodapé.
Se você não tem essas páginas em seu site, crie-as agora!
3. Remova ou melhore seu conteúdo de baixa qualidade
Você tem que decidir se deseja melhorar ou remover seu conteúdo antigo ou desatualizado. Este processo pode dobrar o tráfego do site em pouco mais de um ano.
Se você tem conteúdo que não é mais útil – ou é tão terrível que não vale o investimento de tempo para atualizá-lo ou melhorá-lo – então podar esse conteúdo é uma maneira rápida de melhorar seu E-A-T.
Transformando seu conteúdo
Remover conteúdo deve ser sempre seu último recurso, mas se for necessário, faça-o sem hesitação. O ideal é identificar qualquer conteúdo que pareça ter E-A-T baixo e descobrir maneiras de reverter isso.
Aqui estão algumas maneiras de aumentar E-A-T:
Peça para a UNOPress escrever o conteúdo.
Adicione citações de especialistas, dados, fontes ou citações.
Faça algumas edições simples para melhorar a legibilidade, gramática, ortografia e estrutura.
Adicione mais informações para torná-las mais abrangentes.
Escreva um título novo e melhor.
Adicione algum apelo visual, como fotos, gráficos, capturas de tela (e certifique-se de otimizar essas imagens).
Adicione um vídeo para pessoas que preferem esse formato em vez de apenas texto (isso tem a vantagem de manter os visitantes em seu site por mais tempo – melhora a taxa de rejeição).
O processo de elevar o conteúdo definitivamente leva mais tempo, mas isso melhorará muito o E-A-T e o desempenho do seu site. Este processo é especialmente crucial para qualquer página YMYL.
4. Crie uma reputação de marca positiva
Uma reputação de marca positiva é a chave para o crescimento de seus negócios e de seu E-A-T.
Uma maneira de fazer isso é por meio da liderança inovadora. Se você puder compartilhar ideias que seu público-alvo realmente considera valioso, isso pode empurrá-lo para a conversão.
Conteúdo de liderança inovadora de alta qualidade é bom para ganhar, manter e expandir um negócio. Isso também o ajudará a construir autoridade em seu nicho e ajudará o Google a confiar em você.
A liderança inovadora é incrivelmente poderosa quando feita da maneira certa, então certifique-se de não decepcionar seu público!
Colocando o plano em ação
O Google deseja fornecer links para sites que publicaram conteúdo que seja útil, abrangente, relevante e preciso – e isso faz todo o sentido.
As pessoas estão acessando seu site para encontrar respostas para perguntas importantes. Portanto, é natural que fornecer conteúdo impreciso, inútil ou desatualizado seria uma receita para o desastre de SEO.
O Google não quer enviar seus usuários a conteúdos ou sites incorretos que enganam deliberadamente os usuários.
Da mesma forma, o Google deseja classificar sites e conteúdo em que pode confiar. Em 2018, o Google fez uma atualização conhecida por alguns na indústria como a Atualização do Medic, que priorizou conteúdo bem pesquisado e confiável. Essa atualização sinalizou para os profissionais de marketing quanta ênfase o Google estava colocando no E-A-T.
Qual é o objetivo das páginas do seu site?
Segundo o General Guidelines: “As páginas devem ser desenvolvidas para ajudar os usuários.”
As páginas que ajudam usuários são criadas com altos índices de Googke EAT e Google YMYL. Precisam cumprir o objetivo pretendido, onde devem ser projetadas para serem centradas no usuário. Agregando, informando, ensinando e engajando as audiências.
E para ter a certeza que uma página é benéfica para o usuário, é preciso que seja gerado muita referência externa, desta forma, o Google consegue entender que a página é benéfica. É preciso entender padrões nos comportamentos dos usuários, com a finalidade da melhoria contínua das páginas, desde de um dado do Analytics, a um mapa de calor, é necessário entender se o objetivo está sendo realizado.
As páginas benéficas podem ser desde a venda de um produto ou serviço, instalação de um software, informar, educar ou compartilhar informações importantes sobre pessoas, tópicos ou do mundo.
Na maioria das vezes, isso não ocorre no mercado. Muitas páginas são projetadas para ganhar dinheiro, sem nenhuma tentativa de ajudar os usuários, se tornando uma página de menor qualidade.
Segundo o Guia de Diretrizes do Google, a finalidade benéfica é a primeira etapa para a classificação de qualidade de uma página. E isso, torna cada vez mais a importância no desenvolvimento de uma página para ajudar de forma VERDADEIRA o usuário.
O usuário sempre vem em primeiro lugar.
Se você leu até aqui então este pode ser um exemplo de conteúdo de qualidade.
Resumo
O E-A-T é um fator de classificação?
Esta é a pergunta errada a se fazer. Vamos esquecer os fatores de classificação por um momento e pensar em seu público.
Se você está fazendo tudo descrito nas diretrizes E-A-T do Google, então está criando conteúdo informativo, útil e de alta qualidade que seu público deseja e ajudando-o a realizar uma tarefa (por exemplo, adquirir conhecimento, comprar um produto).
Em outras palavras, você está proporcionando uma experiência de usuário satisfatória.
Qualquer coisa boa para ajudar os usuários será boa também para ajudá-lo a melhorar sua classificação no Google – e direcionar o tráfego e as conversões que você realmente deseja.